domingo, 10 de janeiro de 2010

Os Reis - tradição perdida

No dia 6 de Janeiro comemorou-se o Dia de Reis,  tradição muito lembrada pelos mais antigos, mas em desuso pelas novas gerações. Por cá não passa de mais um dia no calendário,  a que alguns associam o  momento de desmontar a árvore de natal e arrumar os enfeites. Já nas  cidades, vilas e aldeias da vizinha Espanha  "na véspera do dia de reis organiza-se a «cavalgada dos Reis Magos».Três figurantes vestidos de Gaspar, Baltazar e Belchior desfilam pela rua com cavalos ou camelos e um séquito de pagens.
Toda a gente leva os filhos a ver o desfile e é uma alegria apanhar os caramelos que os pagens vão atirando às mãos cheias para a assistência.
Nessa noite as crianças põem o sapatinho junto à porta de casa ou no parapeito da janela para receberem os presentes trazidos pelos Reis Magos.
Entre as famílias espanholas a troca de prendas é na manhã de 6 de Janeiro." (Magalhães, Ana; Alçada, Isabel; O Natal na Europa, disponível no site http://www.aprendereuropa.pt/page.aspx?idCat=417&idMasterCat=330&idContent=553

Sem comentários:

Enviar um comentário