terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Janus- Janeiro (primeiro mês do calendário)

É verdade, já estamos em 2010 e faltam apenas sete meses e alguns dias para a realização da festa em honra de Santa Ana.
O ano começou frio, o que não ajuda ao nosso "negócio". Apetece ficar no aconchego das nossas casas, no entanto mesmo assim imbuidos do espirito de missão, lá estamos todo os fins-de-semana, no recinto das festas,  juntamente com os  fieis jogadores da malha, cartas e dominó a trabalhar para manter vivas as  tradições.
Mas há os que preferem ficar em casa. A esses deixamos algumas curiosidades respeitantes ao mês de Janeiro (sempre dá para cultivar o intelecto).

"O mês de Janeiro foi criado pelo rei Numa Pompílio, o segundo monarca de Roma, no séc. VIII a. C. Até aí o ano tinha dez meses. Março era o primeiro e estava dedicado a Marte, deus da guerra. Precisamente para ter o exército preparado para as batalhas, Pompílio pôs Janeiro antes de Março.
O monarca acrescentou, ainda, outro mês, a que chamou Fevereiro. O termo provém de «Februm» e significava expiação e purificação. Situou-o depois de Dezembro e com ele se acabava o ano.
Júlio César instituiu no ano 46 a. C. um novo calendário, onde Janeiro continuou a ser o primeiro mês do ano, mas Fevereiro passou a ser o segundo e Dezembro o último.
Carlos Magno, imperador do Ocidente, no século VIII, voltou a fazer de Março o primeiro mês do calendário. A Igreja Católica propôs que o ano principiasse no Sábado Santo, quando se procedia à bênção do «fogo novo», o fogo pascal, que simboliza a Ressurreição de Cristo.
Viveram-se depois novos tempos de indecisão, até que o rei Carlos IX, de França, em 1564, fixou o princípio do ano no dia 1 de Janeiro, em vez do dia 1 de Abril. O calendário gregoriano de 1582 confirmou esta decisão, que vigora até à actualidade. (disponível em: http://www.audacia.org/ )

Sem comentários:

Enviar um comentário